top of page
Search
veldagalwl

Python download vídeo do YouTube



Como baixar vídeos do YouTube usando Python




O YouTube é uma das plataformas de compartilhamento de vídeos mais populares do mundo, com milhões de vídeos em várias categorias, como educação, entretenimento e viagens. Você pode assistir facilmente a vídeos online com apenas alguns cliques, mas baixá-los para o seu dispositivo local não é tão simples. Neste artigo, você aprenderá como usar o Python, uma linguagem de programação poderosa e versátil, para baixar vídeos do YouTube com facilidade. Você também aprenderá a usar o pytube, uma biblioteca Python leve e livre de dependências, para baixar vídeos individuais ou listas de reprodução inteiras do YouTube.


Introdução




O que é o YouTube e por que baixar vídeos?




O YouTube é um site que permite aos usuários fazer upload, visualizar, compartilhar e comentar vídeos. Foi fundado em 2005 por três ex-funcionários do PayPal e posteriormente adquirido pelo Google em 2006. O YouTube hospeda uma variedade de conteúdo, desde videoclipes, trailers de filmes, documentários, tutoriais, vlogs, transmissões ao vivo e muito mais. De acordo com , mais de 2 bilhões de usuários conectados visitam o YouTube todos os meses e mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas todos os dias.




python download youtube video




Existem muitos motivos pelos quais você pode querer baixar vídeos do YouTube para o seu dispositivo local. Por exemplo, você pode querer:


  • Assista a vídeos offline quando não tiver acesso à Internet ou quiser economizar dados.



  • Mantenha uma cópia de backup de seus vídeos favoritos caso sejam removidos ou excluídos do YouTube.



  • Edite ou remixe vídeos para seus próprios projetos ou propósitos.



  • Compartilhe vídeos com outras pessoas que não têm acesso ao YouTube ou preferem um formato diferente.



O que é Python e por que usá-lo para baixar vídeos?




Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada e de propósito geral que enfatiza a legibilidade, simplicidade e produtividade. Foi criado por Guido van Rossum em 1991 e desde então se tornou uma das línguas mais populares e amplamente utilizadas no mundo.O Python oferece suporte a vários paradigmas de programação, como orientado a objetos, processual, funcional e imperativo. Ele também possui uma biblioteca padrão grande e abrangente que fornece módulos integrados para várias tarefas, como estruturas de dados, manipulação de arquivos, rede, acesso ao banco de dados, desenvolvimento da Web e muito mais.


O Python é uma ótima opção para baixar vídeos do YouTube por vários motivos. Por exemplo:


  • Python é fácil de aprender e usar, especialmente para iniciantes. Você pode escrever um código conciso e expressivo com sintaxe e recuo mínimos.



  • Python é multiplataforma e portátil. Você pode executar o código Python em qualquer sistema operacional que suporte o interpretador Python, como Windows, Linux, Mac OS, etc.



  • Python é flexível e extensível. Você pode integrar o Python com outras linguagens e ferramentas, como C/C++, Java, .NET, etc. Você também pode usar bibliotecas e pacotes de terceiros que estendem a funcionalidade do Python e oferecem recursos especializados para vários domínios.



O que é pytube e como instalá-lo?




Pytube é um pequeno módulo Python livre de dependência (e utilitário de linha de comando) para acessar e baixar vídeos do YouTube. Foi originalmente desenvolvido por Nick Ficano em 2014 e desde então tem sido mantido por vários colaboradores em . O Pytube permite consultar e filtrar metadados de vídeo, como título, descrição, visualizações, avaliações, etc. Ele também suporta o download de vídeos em vários formatos e resoluções, incluindo fluxos progressivos e adaptativos. Pytube é compatível com Python 3.6+ e não requer dependências externas.


Para instalar o pytube, você pode usar o pip, um gerenciador de pacotes para Python. O Pip permite que você instale e gerencie pacotes Python do Python Package Index (PyPI) ou de outras fontes.Para instalar o pytube usando pip, abra seu terminal ou prompt de comando e digite o seguinte comando:


pip instalar pytube


Isso fará o download e instalará a versão mais recente do pytube do PyPI. Você também pode especificar uma versão específica do pytube adicionando o número da versão após o nome do pacote, como:


pip instalar pytube==11.0.1


Isso instalará a versão 11.0.1 do pytube, que é a versão estável mais recente no momento da redação deste artigo. Você pode verificar as versões disponíveis do pytube em seu .


Como alternativa, você pode instalar o pytube a partir de seu código-fonte no GitHub. Para fazer isso, você precisa clonar ou baixar o repositório do GitHub e depois executar o arquivo setup.py no diretório raiz do projeto. Por exemplo:


git clone cd pytube python setup.py install


Isso instalará a versão de desenvolvimento mais recente do pytube do GitHub. Observe que esta versão pode ter alguns bugs ou recursos inacabados, portanto, use-a por sua conta e risco.


Como baixar um único vídeo usando o pytube




Importando o módulo pytube




Para usar o pytube em seu código Python, você precisa importá-lo primeiro. Você pode importar o módulo inteiro usando a seguinte instrução:


importar pytube


Isso disponibilizará todas as classes e funções do pytube em seu namespace. Como alternativa, você pode importar apenas as classes ou funções necessárias usando a sintaxe from-import. Por exemplo:


do pytube importar YouTube


Isso importará apenas a classe YouTube do pytube, que é a classe principal para interagir com os vídeos do YouTube.


Criando um objeto do YouTube com a URL do vídeo




Para baixar um vídeo do YouTube usando o pytube, você precisa criar um objeto YouTube com o URL do vídeo como argumento. O URL do vídeo é o endereço da Web que você vê no navegador quando assiste a um vídeo no YouTube. Por exemplo:


video_url = " video = YouTube(video_url)


Isso criará um objeto do YouTube chamado video com a URL de Gangnam Style, um dos vídeos mais vistos no YouTube. O objeto YouTube contém vários atributos e métodos que permitem acessar e manipular os metadados e fluxos de vídeo.


Obtendo o fluxo de maior resolução disponível




Um stream é uma representação de um arquivo de vídeo ou áudio que pode ser baixado do YouTube. Cada stream tem propriedades diferentes, como formato, resolução, taxa de bits, codec, etc. O Pytube permite que você obtenha todos os streams disponíveis para um determinado vídeo usando o atributo streams do objeto YouTube. Por exemplo:


video_url = " video = YouTube(video_url)


Isso criará um objeto do YouTube chamado video com a URL de Gangnam Style, um dos vídeos mais vistos no YouTube. O objeto YouTube contém vários atributos e métodos que permitem acessar e manipular os metadados e fluxos de vídeo.


Obtendo o fluxo de maior resolução disponível




Um stream é uma representação de um arquivo de vídeo ou áudio que pode ser baixado do YouTube. Cada stream tem propriedades diferentes, como formato, resolução, taxa de bits, codec, etc. O Pytube permite que você obtenha todos os streams disponíveis para um determinado vídeo usando o atributo streams do objeto YouTube. Por exemplo:


streams = video.streams print(streams)


Isso imprimirá uma lista de objetos Stream, cada um representando um fluxo diferente para o vídeo. Você também pode filtrar os fluxos por vários critérios, como tipo, formato, resolução etc. usando o método de filtro. Por exemplo:


video_streams = video.streams.filter(type="video") mp4_streams = video.streams.filter(file_extension="mp4") hd_streams = video.streams.filter(res="1080p")


Isso criará três listas de objetos Stream, cada uma contendo apenas fluxos de vídeo, fluxos mp4 ou fluxos HD, respectivamente. Você também pode encadear vários filtros para obter resultados mais específicos. Por exemplo:


mp4_hd_streams = video.streams.filter(file_extension="mp4", res="1080p")


Isso criará uma lista de objetos Stream que são mp4 e HD.


Para baixar um vídeo usando o pytube, você precisa selecionar um dos streams disponíveis e chamar o método de download nele. O método download usa um argumento opcional que especifica o diretório onde você deseja salvar o arquivo baixado. Se você não fornecer nenhum argumento, ele salvará o arquivo no diretório de trabalho atual. Por exemplo:


stream = video.streams.get_highest_resolution() stream.download("C:/Users/Downloads")


Isso fará o download do stream de maior resolução disponível para o vídeo e o salvará na pasta Downloads. O método get_highest_resolution é um atalho para obter o fluxo com a maior resolução e taxa de bits entre todos os fluxos.


Tratamento de erros e exceções




Às vezes, você pode encontrar erros ou exceções ao baixar vídeos do YouTube usando o pytube. Por exemplo, você pode obter um PytubeError se o URL do vídeo for inválido ou não estiver acessível ou um HTTPError se houver um problema com a conexão de rede ou a resposta do servidor. Para lidar com esses erros e exceções normalmente, você pode usar um bloco try-except em seu código. Por exemplo:


tente: stream = video.streams.get_highest_resolution() stream.download("C:/Users/Downloads") exceto PytubeError as e: print("PytubeError:", e) exceto HTTPError as e: print("HTTPError:", e)


Isso tentará baixar o fluxo de resolução mais alta para o vídeo e salvá-lo na pasta Downloads. Se houver algum PytubeError ou HTTPError, ele irá capturá-los e imprimir suas mensagens.


Como baixar uma lista de reprodução de vídeos usando o pytube




Importando a classe Playlist do pytube




Para baixar uma lista de reprodução de vídeos do YouTube usando o pytube, você precisa importar a classe Playlist do pytube. A classe Playlist é uma subclasse do YouTube que permite acessar e baixar vídeos de uma lista de reprodução do YouTube.Uma lista de reprodução é uma coleção de vídeos agrupados por um usuário ou pelo YouTube com base em alguns critérios, como tema, gênero, humor etc. Você pode encontrar listas de reprodução no YouTube navegando em diferentes categorias ou pesquisando por palavras-chave.


Para importar a classe Playlist do pytube, você pode usar a seguinte instrução:


da lista de reprodução de importação do pytube


Isso importará apenas a classe Playlist do pytube, que é a classe principal para interagir com as listas de reprodução do YouTube. Criando um objeto Playlist com o URL da lista de reprodução




Para baixar uma lista de reprodução de vídeos do YouTube usando o pytube, você precisa criar um objeto Playlist com o URL da lista de reprodução como argumento. O URL da lista de reprodução é o endereço da web que você vê em seu navegador quando assiste a uma lista de reprodução no YouTube. Por exemplo:


playlist_url = " playlist = Playlist(playlist_url)


Isso criará um objeto Playlist chamado playlist com o URL de uma lista de reprodução de tutoriais de Python de Corey Schafer, um dos instrutores de Python mais populares do YouTube. O objeto Playlist herda todos os atributos e métodos do objeto YouTube e também possui alguns atributos e métodos adicionais que permitem acessar e manipular os metadados e vídeos da lista de reprodução.


Percorrer os vídeos na lista de reprodução




Para baixar todos os vídeos em uma lista de reprodução usando o pytube, você precisa percorrer os vídeos da lista de reprodução usando um loop for. Você pode acessar os vídeos na lista de reprodução usando o atributo videos do objeto Playlist, que retorna uma lista de objetos do YouTube, um para cada vídeo na lista de reprodução. Por exemplo:


para vídeo na playlist.videos: print(video.title)


Isso imprimirá o título de cada vídeo na lista de reprodução. Você também pode acessar outros metadados de vídeo, como descrição, visualizações, avaliações, etc. usando os atributos correspondentes do objeto YouTube.


Baixando cada vídeo para um diretório especificado




Para baixar cada vídeo em uma lista de reprodução usando o pytube, você precisa selecionar um stream para cada vídeo e chamar o método de download nele. Você também pode especificar um diretório onde deseja salvar os arquivos baixados usando um argumento para o método de download. Por exemplo:


para vídeo em playlist.videos: stream = video.streams.get_highest_resolution() stream.download("C:/Users/Downloads/Python Tutorials")


Isso fará o download do fluxo de resolução mais alta disponível para cada vídeo na lista de reprodução e os salvará na pasta Python Tutorials dentro da pasta Downloads. Você também pode usar outros filtros ou métodos para selecionar streams diferentes para cada vídeo, como get_lowest_resolution, get_audio_only, filter_by_resolution, etc.


Tratamento de erros e exceções




Assim como no download de um único vídeo, você pode encontrar erros ou exceções ao baixar uma lista de reprodução de vídeos do YouTube usando o pytube. Para lidar com esses erros e exceções normalmente, você pode usar um bloco try-except dentro do seu loop for. Por exemplo:


para vídeo em playlist.videos: tente: stream = video.streams.get_highest_resolution() stream.download("C:/Users/Downloads/Python Tutorials") except PytubeError as e: print("PytubeError:", e) except HTTPError as e: print("HTTPError:", e)


Isso tentará baixar o fluxo de maior resolução disponível para cada vídeo na lista de reprodução e salvá-los na pasta Python Tutorials dentro da pasta Downloads. Se houver algum PytubeError ou HTTPError para qualquer vídeo, ele irá capturá-los e imprimir suas mensagens.


Conclusão




Resumo dos principais pontos




Neste artigo, você aprendeu como baixar vídeos do YouTube usando Python e pytube. Você aprendeu como:


  • Instale o pytube usando pip ou do código-fonte.



  • Baixe um único vídeo usando o pytube criando um objeto YouTube com o URL do vídeo e selecionando um stream para baixar.



  • Baixe uma lista de reprodução de vídeos usando o pytube criando um objeto Playlist com o URL da lista de reprodução e percorrendo os vídeos na lista de reprodução.



  • Lide com erros e exceções ao baixar vídeos usando o pytube usando blocos try-except.



Benefícios e limitações do uso do pytube




Pytube é um módulo Python simples e leve que permite baixar vídeos do YouTube com facilidade. Alguns dos benefícios de usar o pytube são:


  • É livre de dependências e compatível com Python 3.6+.



  • Ele suporta o download de vídeos em vários formatos e resoluções, incluindo fluxos progressivos e adaptativos.



  • Ele permite que você consulte e filtre metadados de vídeo, como título, descrição, visualizações, avaliações, etc.



  • Ele suporta o download de listas de reprodução de vídeos, bem como vídeos individuais.



  • Possui um utilitário de linha de comando que permite baixar vídeos sem escrever nenhum código.



No entanto, o pytube também possui algumas limitações das quais você deve estar ciente. Alguns deles são:


  • Não suporta o download de legendas ou legendas Não suporta o download de legendas ou legendas para os vídeos.



  • Pode não funcionar para alguns vídeos restritos, privados ou criptografados.



  • Pode não ser atualizado com frequência ou bem mantido pelos desenvolvedores.



  • Pode violar os termos de serviço ou as políticas do YouTube, que proíbem o download de vídeos sem permissão dos proprietários do conteúdo.



Sugestões para aprender e melhorar




Se você quiser saber mais sobre o pytube e como usá-lo para baixar vídeos do YouTube, confira os seguintes recursos:


  • O do pytube, que fornece uma visão geral detalhada do módulo e seus recursos, além de exemplos e tutoriais.



  • O do pytube no GitHub, que permite ver como o módulo é implementado e contribuir para o seu desenvolvimento.



  • O de Nick Ficano, o criador original do pytube, que tem alguns vídeos explicando como usar o pytube e demonstrando suas capacidades.



  • O do pytube, que mostra a versão mais recente, data de lançamento e estatísticas de download do pytube.



Se você deseja melhorar suas habilidades e conhecimentos em Python e web scraping, pode tentar as seguintes sugestões:


  • Pratique escrever código Python para diferentes tarefas e desafios, como baixar imagens, extrair texto, analisar HTML, etc.



  • Aprenda a usar outros módulos e bibliotecas Python que são úteis para web scraping, como requests, BeautifulSoup, Selenium, Scrapy, etc.



  • Explore outros sites e APIs que oferecem dados interessantes e úteis que você pode coletar e analisar.



  • Siga as melhores práticas e diretrizes éticas para web scraping, como respeitar o arquivo robots.txt, limitar a frequência e o volume de solicitações, evitar spam ou prejudicar o site, etc.



perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas e respostas comuns relacionadas ao download de vídeos do YouTube usando Python e pytube:


P: Como posso baixar apenas o áudio de um vídeo do YouTube usando o pytube?




R: Você pode baixar apenas o áudio de um vídeo do YouTube usando o pytube, filtrando os streams por type="audio" e selecionando um stream para download. Por exemplo:


audio_stream = video.streams.filter(type="audio").first() audio_stream.download()


Isso fará o download do primeiro fluxo de áudio disponível para o vídeo. Você também pode usar outros filtros ou métodos para selecionar um fluxo de áudio diferente, como get_audio_only, filter_by_abr, etc.


P: Como posso baixar um vídeo em um formato ou resolução específica usando o pytube?




R: Você pode baixar um vídeo em um formato ou resolução específica usando o pytube filtrando os streams por file_extension ou res e selecionando um stream para download. Por exemplo:


mp4_stream = video.streams.filter(file_extension="mp4").first() mp4_stream.download()


Isso fará o download do primeiro fluxo de mp4 disponível para o vídeo. Você também pode usar outros filtros ou métodos para selecionar um stream diferente, como get_by_itag, filter_by_fps, etc.


P: Como posso baixar vários vídeos de uma só vez usando o pytube?




R: Você pode baixar vários vídeos de uma só vez usando o pytube criando uma lista de URLs de vídeo e passando por eles usando um loop for. Para cada URL de vídeo, você pode criar um objeto do YouTube e selecionar um stream para download. Por exemplo:


video_urls = [" " " for video_url in video_urls: video = YouTube(video_url) stream = video.streams.get_highest_resolution() stream.download()


Isso fará o download do fluxo de resolução mais alta disponível para cada vídeo na lista. Você também pode usar outros filtros ou métodos para selecionar diferentes fluxos para cada vídeo.


P: Como posso monitorar o andamento do download de vídeos usando o pytube?




R: Você pode monitorar o andamento do download de vídeos usando o pytube registrando uma função de retorno de chamada que será chamada periodicamente durante o processo de download. A função callback aceita três argumentos: stream, chunk e bytes_remaining. Stream é o objeto Stream que está sendo baixado. Chunk é um segmento de dados que está sendo gravado no arquivo. Bytes_remaining é R: Você pode monitorar o andamento do download de vídeos usando o pytube registrando uma função de retorno de chamada que será chamada periodicamente durante o processo de download. A função callback aceita três argumentos: stream, chunk e bytes_remaining. Stream é o objeto Stream que está sendo baixado. Chunk é um segmento de dados que está sendo gravado no arquivo. Bytes_remaining é o número de bytes restantes para download. Você pode usar esses argumentos para calcular e exibir a porcentagem de conclusão, a velocidade de download, o tempo restante estimado etc. Por exemplo:


def on_progress(stream, chunk, bytes_remaining): total_size = stream.filesize bytes_downloaded = total_size - bytes_remaining percent = round(bytes_downloaded / total_size * 100, 2) print(f"Downloading: percentage%")


Isso definirá uma função de retorno de chamada chamada on_progress que imprimirá a porcentagem de conclusão para cada bloco de dados. Para registrar esta função, você precisa passá-la como um argumento para o método register_on_progress_callback do objeto YouTube. Por exemplo:


video = YouTube(video_url) video.register_on_progress_callback(on_progress) stream = video.streams.get_highest_resolution() stream.download()


Isso fará o download do fluxo de maior resolução disponível para o vídeo e chamará a função on_progress para cada bloco de dados. Você também pode registrar outras funções de retorno de chamada para diferentes eventos, como on_complete ou on_error, usando os métodos correspondentes do objeto YouTube.


P: Como posso converter os vídeos baixados para outros formatos usando o pytube?




R: O Pytube não fornece nenhuma funcionalidade integrada para converter os vídeos baixados para outros formatos. No entanto, você pode usar outros módulos ou bibliotecas Python que podem realizar a conversão de vídeo, como moviepy, ffmpeg-python ou pydub. Por exemplo, você pode usar o moviepy para converter um vídeo mp4 baixado em um arquivo de áudio mp3 usando o seguinte código:


from moviepy.editor import VideoFileClip video_file = "C:/Users/Downloads/Python Tutorials/Gangnam Style.mp4" audio_file = "C:/Users/Downloads/Python Tutorials/Gangnam Style.mp3" video_clip = VideoFileClip(video_file) audio_clip = video_clip.audio audio_clip.write_audiofile(audio_file)


Isso criará um objeto VideoFileClip a partir do arquivo de vídeo mp4 e extrairá seu componente de áudio como um objeto AudioFileClip. Em seguida, ele gravará o clipe de áudio em um arquivo mp3 no mesmo diretório do arquivo de vídeo.Você também pode usar outros métodos e parâmetros do moviepy para executar outras tarefas de edição de vídeo, como cortar, redimensionar, girar, adicionar texto etc.





Obrigado por ler este artigo sobre como baixar vídeos do YouTube usando Python e pytube. Espero que você tenha achado útil e informativo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. 0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Baixar curso primo rico

Baixar Curso Primo Rico: Como aprender com um dos investidores mais influentes do Brasil Se você se interessa por investimentos, finanças...

Comments


bottom of page